A Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) foi fundada em 2017 e é realizada anualmente desde 2018. Durante as etapas da competição, os alunos são desafiados a colocar em prática o que aprenderam na escola ou faculdade para resolverem, desde questões simples, até business cases desafiadores.
Nas suas últimas edições, estudantes brasileiros venceram a competição e, em 2022, quem obteve o maior destaque no pódio dos vencedores foi a FGV EESP e FGV EPGE.
Em 2022, dois estudantes do primeiro período do curso de Economia da FGV, Leonardo Zanetti (FGV – EESP) e Luiz Filipe Mendes (FGV – EPGE), conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente. Além de conquistar o primeiro lugar, o estudante Leonardo Zanetti também levou para casa a medalha de ouro da competição.
Segundo a FGV EAESP, “os resultados evidenciam a sólida formação de alta qualidade e o diferencial da metodologia ativa através do PBL (Problem Based Learning) adotada pela Escola de Economia de São Paulo. Além de incentivar a participação em eventos e competições, a instituição promove um aprendizado ativo por meio da resolução de problemas, o que desenvolve não apenas habilidades cognitivas, mas também competências socioemocionais, como liderança, trabalho em equipe e inteligência emocional.“
Segundo o site oficial da competição, a OBECON é aberta ao público, portanto qualquer pessoa interessada pode participar.
Fonte: FGV