As startups fundadas por alunos e alumni do Insper atingiram um feito histórico no ambiente empreendedor brasileiro. Desde 2021, os negócios dos membros da Comunidade Insper captaram o – astronômico – valor de R$6.446.035.000,00.

Startups fundadas pelos alunos e alumni Insper e suas captações*. Imagem: Centro de Empreendedorismo – Insper

O montante captado foi obtido por meio de 56 startups em 74 rodadas de investimento e foram contabilizados valores de 2021 até setembro de 2023. Para se ter uma ideia do crescimento obtido pelas startups da Comunidade Insper, em 2021 o montante captado representava 6,1% de todas as captações no ecossistema brasileiro. Em 2022, o número subiu para 9,6% e em 2023, até o mês de setembro, já representava 13,1%.

Startups fundadas pelos alunos e alumni Insper e suas captações*. Imagem: Centro de Empreendedorismo – Insper

Não é de hoje a preocupação do Insper em promover um forte ambiente empreendedor para seus alunos em seu campus. A instituição adota em todos os seus 7 cursos de graduação (Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Ciência da Computação) disciplinas obrigatórias que visam estimular e incentivar o aluno a seguir o caminho do empreendedorismo, desde o ciclo básico do curso.

Além disso, para os alunos que pensam em empreender, mas ainda não possuem uma ideia ou não sabem por onde começar, também são oferecidas eletivas, liga de empreendedores, uma trilha de empreendedorismo e desafios propostos pelo Hub de Inovação e Centro de Empreendedorismo do Insper. Um dos desafios mais conhecidos pelos alunos da instituição é o “Startup Week”, o qual apoia os estudantes de graduação e pós-graduação a criarem sua própria startup em 1 semana.

Trecho do Relatório Bi-anual 2021-2022 do Hub de Inovação Paulo Cunha. Reprodução: Arquivos Insper

Em 2022 o Insper também deu um grande passo para apoiar seus alunos e alumni empreendedores por meio da criação da sua aceleradora de startups Foks.

Thomaz Martins, Coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper. Imagem: Relatório Bi-anual 2021-2022 do Hub de Inovação Paulo Cunha.

Criada em 2022, a Foks é o nosso programa de aceleração exclusivo para startups de alunos e alumni do Insper que já possuem clientes e receita recorrente superior a R$ 40 mil por mês. Com apoio do CEMP e da estrutura do Insper, essas startups têm a oportunidade de impulsionar seu crescimento e alcançar novos patamares de sucesso. Oferecemos um programa de aceleração non-equity, focado no suporte e conexão com o objetivo de ajudar as startups a desenharem e atingirem seus OKRs (Objectives and Key Results). Além disso, montamos um Advisory Board composto por empreendedores de sucesso do Insper, alinhados com o desafio específico de cada startup, proporcionando orientação estratégica e experiência prática.
O framework de atuação da Foks envolve reuniões mensais com o Advisory Board, reuniões quinzenais com o time de acelera ção do Hub, conexões com uma ampla base de mentores e a rede alumni do Insper, oferecendo um acesso ilimitado de acordo com as necessidades de cada startup. Além disso, proporcionamos conexões com anjos e fundos de investimento, incluindo fast-tracking para o Insper Angels, rede de investidores formada e gerida por ex-alunos do Insper.

Descrição sobre a Aceleradora Foks no Relatório Bi-anual 2021-2022 do Hub de Inovação Paulo Cunha – Insper

*O valor contabilizado é referente ao montante captado por alunos e alumni (ex-alunos formados) do Insper. Seus cursos e anos de formação estão especificados na imagem disponibilizada pelo Centro de Empreendedorismo do Insper.

______________________________________

Para conhecer melhor o Insper e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link.

______________________________________

Matéria produzida em parceria com o Inside Insper (@insperinside).

O conteúdo aqui apresentado é de autoria da Inside University e as informações foram obtidas por meio do Inside Insper e Centro de Empreendedorismo do Insper. Para mais informações, recomendamos entrar em contato diretamente com a instituição. Em caso de uso parcial ou integral do conteúdo, favor dar os créditos ao nosso site insideuniversity.com.br.

Trending