O Swift Student Challenge é uma competição anual promovida pela Apple desde 2020 para estudantes desenvolvedores colocarem à prova suas habilidades de codificação. Usando o app Swift Playgrounds, os participantes criam projetos inovadores que podem abordar desde problemas do dia a dia até questões globais.
A edição do desafio em 2024 teve início em fevereiro e contou com a seleção, ao final do processo, de 350 projetos individuais desenvolvidos por estudantes do mundo todo. Um dos brasileiros selecionados pela Apple para integrar o pódio dos vencedores foi Tomás Rodrigues Alessi, estudante do quinto semestre de Ciência da Computação no Insper. “Eu conheci o desafio por meio de uma mensagem compartilhada em um grupo de alunos de computação da minha faculdade, algo que logo chamou minha atenção e fez eu ir atrás de aprender Swift para participar da competição”, explica Tomás.
A solução desenvolvida pelo estudante consistiu na construção do Know Your Food, aplicativo projetado para ajudar as pessoas a terem uma dieta mais saudável. Tomás iniciou sua jornada consumindo conteúdo de vencedores do desafio em edições anteriores e compreendeu a importância de desenvolver algo que pudesse causar impacto social e tivesse um propósito de inclusão para resolver um problema da vida real. “Eu tive várias ideias, conheci outros projetos e assisti muitos vídeos, mas foi conversando com minha namorada que veio na minha cabeça a possibilidade de fazer algo voltado à alimentação e nutrição”, acrescenta.
Segundo Tomás, uma das partes mais desafiadoras foi desenvolver uma forma de extrair textos das tabelas nutricionais dos alimentos. “Depois que determinei a ideia, comecei a desenhar tudo no papel e desenvolvi as páginas mais simples, o que foi um processo tranquilo. Porém, como um dos requisitos propostos pela Apple era de que o aplicativo não podia utilizar conexão com a internet, precisei buscar formas de extrair textos das tabelas nutricionais dos alimentos por meio do escaneamento do usuário via OCR (Reconhecimento ótico de caracteres), sendo a parte que eu investi mais tempo”, complementa Tomás. Dentro do aplicativo, os usuários podem tirar uma foto do rótulo nutricional de um alimento e receber um feedback com base nos nutrientes presentes e em suas quantidades.
Em 2024, todos os ganhadores receberam da Apple um certificado, uma assinatura de um ano no Apple Developer Program e um AirPods Max. Além disso, esse ano o desafio inovou com a categoria “Distinguished Winners”, que premiou os 50 melhores projetos com uma participação no WWDC 2024 (conferência anual de desenvolvedores da Apple), que acontece no dia 10 de junho no Apple Park, em Cupertino, na Califórnia. “Desejo continuar desenvolvendo novos aplicativos e na próxima edição minha meta é estar entre os 50 Distinguished Winners”, finaliza Tomás.
______________________________________
Para conhecer melhor o Insper e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link.
______________________________________
O conteúdo aqui apresentado foi escrito pelo jornalista Lister Ogusuku Ribeiro, cujos direitos são reservados à Inside University. Para saber mais sobre grandes e renomadas universidades privadas brasileiras, acompanhe o nosso site insideuniversity.com.br.