No dia 14 de novembro, a sede da Link School, em São Paulo, foi palco de uma conquista para dois jovens universitários. Beatriz de Souza, aluna da Link, e Yuri Toledo, estudante de Engenharia de Software do Inteli, venceram a etapa nacional do Red Bull Basement 2024 com o projeto B.IA — uma inteligência artificial de acessibilidade que busca transformar a educação para jovens com algum tipo de transtorno ou deficiência.
Um projeto com propósito
A B.IA é uma solução que condensa conteúdos educativos do Alicerce, iniciativa da ONG Olhar de Bia, de forma personalizada e inclusiva, utilizando o WhatsApp como plataforma. A ideia foi inspirada por Wallace, um jovem participante do programa Alicerce que, convivendo com os desafios de ter uma mãe com deficiência visual, concebeu a base do projeto.
De acordo com Beatriz, a vitória foi uma combinação de aprendizado, perseverança e fé. “De 38.000 ideias inscritas, ficamos entre as 5 finalistas com iniciativas incríveis de pessoas sensacionais. Chegar até a final já era uma grande conquista. E, é… Aconteceu. Fomos campeões nacionais”, celebrou a aluna em suas redes sociais.
O impacto da inteligência artificial na inclusão
A proposta do B.IA vai além da inovação tecnológica, buscando quebrar barreiras na educação e promover autonomia para pessoas com deficiência.
Reconhecimento e oportunidade global
O Red Bull Basement é conhecido por incentivar mentes universitárias a utilizarem a tecnologia para criar soluções com impacto social. Com liberdade temática, o programa atrai milhares de ideias de diferentes áreas. Na edição deste ano, um painel de jurados especializados avaliou as propostas, culminando na vitória da dupla. Agora, Beatriz e Yuri se preparam para representar o Brasil na final mundial, que será realizada em dezembro, em Tóquio, no Japão.
O desafio em território japonês será ainda maior, com equipes de todo o mundo apresentando suas soluções inovadoras. Beatriz e Yuri terão a oportunidade de conectar-se a uma rede global de empreendedores e especialistas em tecnologia, enquanto mostram como a criatividade e a inclusão podem caminhar juntas.
Sobre o Red Bull Basement
Com o lema “Uma ideia pode fazer a diferença”, o programa global reúne estudantes visionários para desenvolver ideias transformadoras. Além de promover workshops e mentorias, a competição destaca o papel da inteligência artificial como ferramenta para superar desafios em áreas como saúde, sustentabilidade e educação.
Para quem se inspira na trajetória de Beatriz e Yuri, as inscrições para a próxima edição já estão abertas e oferecem uma oportunidade de se conectar com uma comunidade apaixonada por tecnologia e inovação.
______________________________________
Para conhecer melhor a Link e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link.
Para conhecer melhor o Inteli e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link.
______________________________________
O conteúdo aqui apresentado foi escrito pela redação da Inside University. As informações foram obtidas por meio das redes sociais dos estudantes campeões da competição e sites da Link, Inteli, Red Bull. Em caso de dúvidas, recomendamos entrar em contato com as instituições. Para saber mais sobre grandes e renomadas universidades privadas brasileiras, acesse insideuniversity.com.br.