Alunos do Insper contemplados com a bolsa de estudos. Da esquerda para a direita, Lorran Caetano Machado Lopes, Arthur Martins de Souza Barreto e João Lucas de Moraes Barros Cadorniga.

Três alunos do Insper foram contemplados com bolsas de estudo integrais para participar do prestigiado Summer Research Program 2024 da The Grainger College of Engineering na University of Illinois at Urbana-Champaign (no departamento Thomas M. Siebel Center for Computer Science). Os alunos Arthur Martins de Souza Barreto (Engenharia de Computação), Lorran Caetano Machado Lopes (Engenharia de Computação) e João Lucas de Moraes Barros Cadorniga (Ciência da Computação) foram os selecionados.

O programa, que começou no dia 10 de junho e será finalizado no dia 4 de agosto de 2024, oferece uma introdução à pesquisa em Ciência da Computação, permitindo que os participantes trabalhem diretamente com mentores do corpo docente da universidade e alunos de pós-graduação. Durante até sete semanas, os alunos participarão de atividades presenciais e virtuais, incluindo seminários sobre habilidades de pesquisa e apresentação, networking, eventos sociais, e simpósios de pesquisa onde poderão compartilhar seus trabalhos.

As bolsas integrais cobrem todos os custos do programa, incluindo passagens aéreas, taxas de visto, alojamento, refeições, seguro saúde e uma ajuda de custo para despesas adicionais. As atividades do programa incluem visitas ao campus, tours pela universidade, e uma visita à cidade de Chicago.

Para participar do processo seletivo e receber a bolsa de estudos, os alunos precisaram demonstrar alto desempenho acadêmico, proficiência em inglês e apresentar três essays em inglês: um sobre seus objetivos pessoais, outro sobre suas experiências e interesses de pesquisa, e uma breve biografia acadêmica e de pesquisa. Os candidatos também foram avaliados com base em seu coeficiente de rendimento acadêmico e sua posição no ranking da turma, além de obrigatoriamente também serem bolsistas integrais do Insper em seus respectivos cursos de graduação.

Sobre a Universidade de Illinois e The Grainger College of Engineering

The Grainger College of Engineering na University of Illinois at Urbana-Champaign. Imagem: Blogs – University of Illinois Urbana-Champaign

A University of Illinois at Urbana-Champaign é uma das principais universidades públicas dos Estados Unidos, conhecida por sua excelência em ensino, pesquisa e inovação. Fundada em 1867, a instituição possui uma forte tradição acadêmica e é reconhecida mundialmente por seus programas de engenharia, ciência da computação e tecnologia.

The Grainger College of Engineering, parte da University of Illinois, é uma das faculdades de engenharia mais renomadas do mundo. O colégio oferece uma ampla gama de programas de graduação e pós-graduação em engenharia e tecnologia, e seus departamentos são frequentemente classificados entre os melhores do país. A faculdade é conhecida por seu ambiente colaborativo e interdisciplinar, onde alunos, professores e pesquisadores trabalham juntos para resolver alguns dos maiores desafios da atualidade.

Os programas de computação da University of Illinois são especialmente notáveis. O Departamento de Ciência da Computação é classificado consistentemente entre os top 5 dos Estados Unidos. A faculdade possui uma forte ênfase em pesquisa, com numerosas oportunidades para estudantes de graduação se envolverem em projetos inovadores que abrangem desde inteligência artificial e machine learning até segurança cibernética e computação quântica.

Participar do Summer Research Program na University of Illinois oferece aos alunos uma oportunidade única de aprender e crescer em um ambiente altamente estimulante, preparando-os para carreiras de destaque no mercado de tecnologia e pesquisa.

Para conhecer melhor o Insper e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link.

Para saber mais sobre grandes e renomadas universidades privadas brasileiras, continue acompanhando o nosso site insideuniversity.com.br.