Os challenges universitários são uma forma de proporcionar aos estudantes a oportunidade de uma experiência prática no dia a dia do mercado financeiro. Uma das principais competições desse tipo é o LTS Challenge, promovido pela LTS Investments. Nesse desafio, os estudantes precisam desenvolver uma análise de investimento para uma empresa designada, fundamentando seu ponto de vista com uma tese sobre a companhia.
E a grande vencedora do LTS Challenge 2023, que contou com 78 grupos inscritos, foi uma equipe formada por três estudantes do Insper: Enrico Nicolino, aluno do 6º semestre de Administração, Felipe Choe, do 5º semestre de Economia, e Luiz Felipe Feres, também do 5º semestre de Economia. Como prêmio pela conquista, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar um Summer Job na LTS Investments, incluindo uma semana de imersão no escritório da empresa em Nova York, em janeiro deste ano.
O LTS Challenge 2023 consistiu em várias etapas dedicadas a avaliar as habilidades e o potencial dos participantes. Começou com um webinar sobre o setor a ser analisado — a indústria do luxo — e o anúncio de um pool de seis empresas para análise, sendo os grupos responsáveis por escolher a empresa que seria analisada dentre as seis. As equipes realizaram apresentações de quatro minutos nessa fase inicial sobre o setor. Os grupos que se destacaram passaram para a segunda fase, na qual elaboraram um PowerPoint detalhado sobre a empresa escolhida. Na semifinal, as seis equipes selecionadas aprofundaram a análise na empresa escolhida, com mentoria de um profissional da LTS. Por último, as três finalistas apresentaram seus projetos no escritório da LTS, respondendo a perguntas dos avaliadores.
Ao longo do processo de análise, as equipes têm a liberdade de escolher a empresa do pool que mais despertava interesse. No caso dos alunos do Insper, a escolha recaiu sobre a marca francesa Hermès. Os estudantes realizaram uma análise das métricas financeiras, do modelo de negócio e do cenário macroeconômico para concluir que valia a pensa investir na empresa. “Na época, a ação da Hermès estava em 1.700 euros e agora está em cerca de 2.300 euros. Pelo menos até o momento, os dados coincidem com as previsões positivas que fizemos sobre a empresa”, diz o aluno Luiz Felipe Feres. “Mas vale enfatizar que a valorização da empresa não foi algo determinante para a nossa vitória no Challenge, mas sim a qualidade da nossa análise.”
O aluno Enrico Nicolino destaca que a participação no LTS Challenge exigiu um trabalho consistente da equipe. “Foi difícil, especialmente para nós que estamos começando agora, analisar uma empresa e emitir um parecer em poucas semanas. Nosso trabalho durou três meses. Todos os dias líamos algum conteúdo de estudos, encontrávamos informações relevantes, analisávamos relatórios com tendências que considerávamos importantes ou realizávamos análises financeiras. Foi um processo passo a passo, uma consistência que talvez tenha contribuído para a nossa vitória na competição.”
Outro desafio enfrentado pelos estudantes foi coinciliar as atividades do Challenge com as obrigações acadêmicas do Insper. O aluno Felipe Choe relata: “Por se tratar de uma atividade extracurricular, tivemos que conciliar nossa participação no Challenge com as atividades normais no Insper, inclusive nos períodos de provas. Com isso, praticamente todos os dias ficávamos trabalhando juntos até meia-noite. Nos fins de semana, também nos encontrávamos para trabalhar. Essa dedicação constante durante três meses foi o maior desafio”.
Para realizar a análise da Hermès, os alunos buscaram dados no site de relacionamento com investidores da empresa, além de ler documentos sobre seu modelo de negócios e fornecedores. Eles também aproveitaram as plataformas oferecidas pelo Insper, como Bloomberg e Statista, para obter estatísticas relevantes sobre o mercado de luxo. Além disso, buscaram materiais adicionais para preencher lacunas de informações, como o número de lojas, que nem sempre estavam disponíveis nos sites de relacionamento com investidores.
Outro aspecto importante, de acordo com os alunos, foi estabelecer contatos com a empresa analisada. “Durante a competição, conseguimos conversar com uma das principais representantes da Hermès no Brasil. Essa interação direta proporcionou insights valiosos sobre a empresa, permitindo uma compreensão mais profunda de sua gestão diária”, conta Luiz.
Como prêmio por ter conquistado o primeiro lugar na competição, os alunos do Insper fizeram um estágio no escritório da LTS Investments em São Paulo, entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, com uma pausa para uma semana no escritório da empresa em Nova York, no início de janeiro. “Foi uma oportunidade de aprendizado muito grande, tanto em São Paulo quanto em Nova York. Tivemos contatos com analistas com grande experiência profissional e pudemos observar uma cultura de trabalho diferente da brasileira”, diz Luiz.
Felipe reforça: “O importante não foi apenas o prêmio em si, mas toda a experiência e a exposição que tivemos ao longo do processo. Todo o contato que tivemos com o time da LTS proporcionou um grande aprendizado e, com certeza, terá um impacto no nosso futuro profissional”.
Enrico acrescenta: “Um aspecto crucial foi a oportunidade de ter uma imersão prática desde cedo. Essa vivência intensiva, mesmo em um período relativamente curto, de cerca de cinco meses, incluindo a competição e o estágio, representou uma curva de aprendizado sem precedentes, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre como as coisas funcionam na prática e nos preparando para o mercado de trabalho”.
______________________________________
Para conhecer melhor o Insper e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link.
______________________________________
O conteúdo aqui apresentado teve as informações obtidas por meio do site oficial do Insper. Para realizar a leitura da matéria original, clique aqui. Para mais informações, recomendamos entrar em contato diretamente com a instituição.