O AgroInsper foi fundado em 2017 com o intuito de aproximar o Insper das principais temáticas do agronegócio, sendo este um setor amplo e diversificado, que abrange atividades que vão muito além do plantio e dependem de processos industriais e logísticos, que vêm sendo transformados por novas tecnologias, impulsionando o foco em práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (reunidas na sigla ESG).
Os estudantes de graduação que atuam no AgroInsper conhecem bem esta realidade. Mas identificam que a população, em geral, não conhece as práticas das empresas do ramo. Para dar visibilidade e conhecer a rotina do setor, que responde por um quarto do PIB do país, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), eles resolveram ir a campo, literalmente.
Em 2022, com o apoio do Insper Agro Global, percorreram 1.800 quilômetros para visitar produtores que atuam em São Paulo e em Minas Gerais, entrevistar os líderes e mapear e descrever práticas. A experiência foi tão bem-sucedida que os estudantes resolveram dar um salto maior em 2023.
Por 23 dias, começando em 9 de julho, sete integrantes da empresa júnior iniciaram a segunda edição da Expedição AgroInsper. Percorreram quase 7 mil quilômetros, passaram por quatro estados e visitaram seis empreendimentos que, somados, proporcionam um panorama detalhado do momento do setor.
“Começamos há 6 meses buscando apoio de grandes produtores”, relata Pedro Rocha de Felipe, de 21 anos, presidente do AgroInsper até julho de 2023 e aluno do quinto semestre da graduação em Administração. “Foi um processo desafiador, que nos colocou para fazer reuniões, fortalecer o networking com lideranças do setor e até mesmo conduzir o fechamento de contratos”, reforça Antonio Simão Stefano Neto, de 19 anos, aluno do terceiro semestre de Administração e vice-presidente da empresa júnior até julho de 2023.
Além de Pedro e Antônio, participaram da viagem os estudantes de graduação do Insper Sofia de Souza Moreira Sampaio Piegas, Lourenço Junqueira Franco Meireles, Sofia Leal Nunes Barreto, Paulo Henrique Carrer Ribeiro e Enrico Faé Giannetti. O Insper Agro Global atua com mentorias e apoio técnico-científico aos alunos que fazem parte do AgroInsper.
Produção em vídeo
Ao longo das negociações para colocar em pé a viagem, os estudantes fortaleceram o relacionamento com o Canal Rural, dedicado a produzir notícias e análises sobre o setor. “Eles entenderam a proposta e abraçaram o projeto porque viram em nós o futuro do agronegócio brasileiro”, comemora Pedro. O resultado foi transmitido na TV e está disponível em uma minissérie inédita de cinco episódios no YouTube, ultrapassando 270 mil visualizações até o fechamento desta matéria.
A viagem acabou se mostrando importante para fortalecer o vínculo entre o Insper e o campo, aponta Antonio. “O Insper é formador de lideranças em gestão e administração, além de posicionar personalidades de referência no mercado financeiro. São áreas que só têm a ganhar com a interação com as organizações que atuam no agronegócio.”
A imersão também fortaleceu a posição do AgroInsper, afirma o presidente. “ O agronegócio é muito amplo. Na viagem conseguimos acompanhar a colheita do milho na SLC, que é utilizado pela FS para produção de etanol e é transportado pela Rumo para exportação. Além disso, vimos a produção de algodão e a questão da rastreabilidade desse produto”, diz Pedro. “Foi muito interessante também poder ver a produção de feijão na Elisa Agro com foco no mercado interno e, ainda, na última visita, conseguimos ver o Bioparque da Raízen, com grande foco em sustentabilidade.”
______________________________________
O conteúdo aqui apresentado teve as informações obtidas por meio do site oficial do Insper e sua autoria pertence a Tiago Cordeiro. A Inside apenas republicou parte do conteúdo, para realizar a leitura na íntegra, acesse a matéria original no site do Insper clicando aqui. Para mais informações, recomendamos entrar em contato diretamente com a instituição.