Fachada do Prédio 2 do Insper na Vila Olímpia. Reprodução: Insper – Site oficial

O Insper é uma instituição de ensino superior privada sem fins lucrativos localizada em três prédios no início da Avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.

A história da instituição é um pouco diferente do tradicional em muitos aspectos. Fundado por Claudio Haddad (antes que surja o questionamento, não, apesar do mesmo sobrenome, Claudio Haddad não é parente de Fernando Haddad), o Insper nasceu em 1987 com o MBA em Finanças, LL.M. Master em Direito, MBA Executivo e somente em 1999 lançou seus primeiros cursos de graduação nas áreas de Administração e Economia, o que não é muito comum, afinal, as faculdades tendem a iniciar suas atividades com cursos de graduação para depois avançar em outras frentes. Com o Insper foi diferente, a instituição começou sua atuação de cima, no “alto escalão” da Educação Executiva e posteriormente começou a atuar em outras áreas.

No ano de 2004 o Insper tornou-se uma instituição independente e sem fins lucrativos. Em janeiro de 2006 a instituição inaugurou seu novo campus (o atual “Prédio Claudio Haddad” – Rua Quatá 300) na Vila Olímpia. Uma curiosidade do Prédio Claudio Haddad é que o fundador do Insper, Claudio Haddad, conseguiu as plantas originais das salas de aula de Harvard para que o projeto fosse replicado de forma inédita no Brasil. Claudio estudou em Harvard nos anos 80 e é o presidente do Grupo Consultivo do Escritório de Harvard no Brasil.

Dois prédios do Insper na Vila Olímpia (R. Quatá, 300 e R. Quatá, 200). Imagem: Felipe Cohen/Insper
Sala de aula do Insper. Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr

Em 2009 ocorreu uma das maiores e mais significativas mudanças na instituição: a mudança de nome para INSPER. Até 2009 o atual Insper era o IBMEC São Paulo, porém como a instituição na capital paulistana era independente do grupo IBMEC (o qual possuía outras unidades localizadas no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), a decisão da mudança de nome foi considerada a mais prudente na época. Ao contrário do que muitos pensam (e ao contrário do que acontece nas demais instituições de ensino superior do Brasil), o nome Insper não representa uma sigla institucional. O nome da instituição é a junção de dois dos três principais pilares do Insper, sendo eles “INSpirar, PERtencer e Transformar”.

Campus do Insper (R. Quatá, 300) quando a instituição se chamava Ibmec São Paulo. Imagem: MATEC Engenharia

O Insper é reconhecido por sua excelência, especialmente nas áreas de Administração, Economia e Engenharia, cujos cursos possuem as mais altas e exclusivas certificações internacionais, além de oferecer cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Os recém-lançados cursos de graduação em Ciência da Computação e Direito estão em fase de consolidação.

Mais algumas características e informações sobre o Insper:

Reputação: O Insper é frequentemente classificado como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo, com destaque à forte popularidade dos seus cursos de Administração e Economia. Por conta dessa boa reputação, a instituição também possui parcerias com centenas de universidades ao redor do mundo.

Modelo Pedagógico: A instituição é conhecida por adotar um modelo pedagógico baseado em métodos ativos de aprendizagem, estimulando os alunos a resolverem problemas complexos e a desenvolverem competências essenciais para o mercado de trabalho. Os cursos de Engenharia do Insper adotam o modelo PBL (Project Based Learning) desde que foram lançados em 2015, promovendo ensino baseado em projetos em todas as disciplinas das engenharias de computação, mecânica e mecatrônica, além de também ser uma metodologia aplicada no recém-lançado curso de Ciência da Computação.

Laboratório do Insper. Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Laboratório do Insper. Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Laboratório do Insper. Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Andar com os Laboratórios de Engenharia do Insper no Prédio 1 (Rua Quatá, 300). Imagem: Insper – Flickr

Corpo Docente: O Insper possui um corpo docente altamente qualificado. Seus professores são mestres, doutores e profissionais com notável reconhecimento no mercado de trabalho.

Inovação e Empreendedorismo: O Insper reforça desde sua fundação seu caráter inovador. A instituição está constantemente atualizando a grade dos seus cursos, adquirindo novos equipamentos e lançando novos programas e tendências inéditas no ensino superior brasileiro. Os alunos de todos os cursos de graduação do Insper, sem exceção, possuem na sua grade disciplinas obrigatórias de programação e empreendedorismo, além de também haver um forte incentivo interno para que os alunos se unam para desenvolver seus próprios negócios. O fundador da Inside University, inclusive, é estudante de Engenharia de Computação no Insper.

Hub de Inovação e Empreendedorismo do Insper na Vila Olímpia. Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Hub de Inovação e Empreendedorismo do Insper na Vila Olímpia. Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Startups fundadas por alunos e alumni do Insper captaram R$6,4 bilhões entre 2021 e 2023. Imagem: Insper/Divulgação

Relação com o Mercado: Dada a sua origem e foco, o Insper tem uma forte relação com o mercado financeiro e de consultoria, mas também se destaca em outras áreas como empreendedorismo e tecnologia, possuindo centenas de parcerias com empresas, startups, escritórios e indústrias.

Infraestrutura: Os dois prédios do Insper em São Paulo são modernos e bem equipados, proporcionando aos alunos recursos e espaços para aprendizado, pesquisa e colaboração de alto nível no Brasil.

Biblioteca do Insper (Biblioteca Telles). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Biblioteca do Insper (Biblioteca Telles – Prédio Claudio Haddad). Foto: Germano Lüders (10/10/2022) | Flickr
Aquários para estudo na biblioteca do Insper (Biblioteca Telles – Prédio Claudio Haddad). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Terminal Bloomberg no Insper – Prédio Claudio Haddad (R. Quatá – 300). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Campus do Insper – Prédio 2 (Rua Quatá, 200). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Campus do Insper com tobogã (Prédio 2 – Rua Quatá, 200). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Tobogã no prédio do Insper (Prédio 2 – Rua Quatá, 200). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Campus do Insper – Prédio Claudio Haddad (Rua Quatá, 300). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Campus do Insper – Prédio Claudio Haddad (Rua Quatá, 300). Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Sala de estudos para os alunos do Insper. Foto: Germano Lüders (02/06/2022) | Flickr
Campus do Insper – Prédio Claudio Haddad (Rua Quatá, 300). Foto: Germano Lüders (10/10/2022) | Flickr

Programas de Bolsas: O Insper possui um dos maiores e mais conhecidos programas de bolsas de estudo no Brasil para estudantes talentosos que necessitam de apoio financeiro. Um grande diferencial na seleção ao programa de bolsas de estudo integral do Insper é, dentre outros critérios, não importar a posição do aluno no vestibular, contanto que este tenha sido aprovado na primeira chamada. Além disso, o Insper foi a primeira faculdade privada brasileira a inaugurar um residencial estudantil para bolsistas integrais.

Toca da Raposa – Insper. Imagem: Insper/Flickr

Toca da Raposa foi inaugurada em 2017 e foi o primeiro alojamento para alunos bolsistas construído por uma universidade privada no Brasil. O prédio da Toca está localizado na Vila Olímpia (a 600 metros de distância do Insper) e possui capacidade para receber mais de 50 alunos bolsistas integrais que moram fora da região metropolitana de São Paulo.

O Insper entende que a Toca é um ambiente voltado não somente à moradia, como também aos estudos, lazer, criação de laços entre os estudantes e é um ambiente fundamental à adaptação em São Paulo, sobretudo pelo fato de a maioria dos novos estudantes virem de muito longe e nunca terem pisado na capital. Por esse motivo é obrigatória a permanência na Toca por, no mínimo, 1 ano.

Após passado esse 1 ano de convívio na Toca, o aluno bolsista integral tem 2 opções: Se houver vagas no residencial, ele pode ficar por mais um semestre. Caso não haja mais vaga devido ao ingresso de novos estudantes, o Insper irá pagar um auxílio moradia ao aluno e ele terá que procurar algum apartamento, coliving ou student housing para morar. É extremamente comum que, após esse 1 ano de Toca, os próprios estudantes já tenham criado laços entre si e formem grupos para alugar apartamentos em conjunto na Vila Olímpia, Moema, Itaim ou Brooklin (todos bairros muito próximos ao Insper).

Semana Transforme – Programa de Bolsas Insper. Imagem: Insper/Flickr
Alunos membros da organização estudantil AgroInsper promovem ação para arrecadar fundos para o Programa de Bolsas do Insper em 2024. Imagem: Insper/Flickr
Alunos membros da organização estudantil AgroInsper promovem ação para arrecadar fundos para o Programa de Bolsas do Insper em 2024. Imagem: Insper/Flickr
Programa de Bolsas Insper. Imagem: Diego Ubilla | Flickr

O Programa de Bolsas do Insper também se destaca ao oferecer aos bolsistas integrais, além do desconto de 100% na mensalidade, auxílios moradia, alimentação, manutenção, notebook, inglês e mentoria.

Pesquisa: Além dos cursos de graduação e pós-graduação, o Insper também se dedica à pesquisa, possuindo centros de estudos e iniciativas que produzem conhecimento em diversas áreas, contribuindo para o debate público e para a formulação de políticas no Brasil e no mundo.

Comunidade e Rede de Alumni: Dada a sua reputação e o perfil de seus estudantes, o Insper tem uma comunidade forte e ativa. A rede de ex-alunos é diversificada e está presente em diversos setores do mercado, no Brasil e no exterior.

Ao longo dos anos, o Insper tem buscado constantemente aprimorar seus cursos, métodos pedagógicos e relações com o mercado, mantendo-se como uma referência de qualidade em educação superior no Brasil.

O conteúdo aqui apresentado é de autoria da Inside University. Em caso de uso do conteúdo, favor dar os créditos ao nosso site insideuniversity.com.br.