O Insper e a Amazon Web Services (AWS) firmaram, no dia 14 de agosto, um acordo para fortalecer projetos e pesquisas na área de serviços de nuvem com apoio de inteligência artificial (IA) generativa. O contrato foi assinado por Guilherme Martins, presidente do Insper, e Paulo Cunha e Dave Levy, respectivamente, diretor geral e vice-presidente para o setor público da AWS no Brasil. Estavam presentes Tania Haddad, presidente do Conselho Deliberativo do Insper, Claudio Haddad, presidente da Assembleia de Associados do Insper, e integrantes da diretoria da instituição.

Paulo Cunha, Dave Levy, Claudio Haddad, Guilherme Martins e Tania Haddad. Imagem: Insper – Divulgação.

Um dos benefícios gerados pela nova parceria consiste em um novo programa de treinamento em Inteligência Artificial (IA) generativa e nuvem, focando não só em alunos de graduação e pós-graduação, mas também em ex-alunos, professores, comunidade de empreendedores, ou profissionais em todo o Brasil. O objetivo é formar 5 mil alunos até 2025.

O curso “Inteligência Artificial: Impactos nos Negócios e na Sociedade” integra o desafio AI Challenge, que é composto por curso desenvolvido pelo Insper, além de módulos de treinamento AWS e hackathon. O programa é gratuito e terá início em outubro. Ele estará disponível para pessoas acima de 18 anos, visando também alcançar jovens que possam ter suas carreiras transformadas com essa qualificação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

Insper e AWS se unem para ofertar curso gratuito de Inteligência Artificial; curso estará disponível a partir do dia 30 de outubro.

Os professores do Insper criaram um módulo inicial que oferece uma visão geral da IA, incluindo seu potencial, cases de sucesso, impacto no desempenho e saúde organizacional, e questões de IA responsável. Os módulos seguintes, oferecidos pela AWS, incluem o AWS Discovery Day e o AWS Cloud Practitioner Essentials, que cobrem conceitos básicos sobre a nuvem AWS e seus recursos, além do módulo Generative AI Foundations, focado em IA generativa. O curso será oferecido sob demanda e termina com um evento ao vivo de conclusão e entrega de certificados.

Os participantes terão acesso também a um hackathon com temáticas desenvolvidas pela Fundação Lemann e pela Fundação Itaú, apoiadores da iniciativa. Ao todo, o desafio durará dois meses e, ao final, os participantes receberão uma Certificação de IA Generativa. Além disso, concorrerão a premiações que incluem vouchers exclusivos para obter a nova certificação AWS AI Practitioner, para quem quiser se aprofundar e se capacitar ainda mais na tecnologia do momento.

O CURSO:

O curso será ofertado em plataforma de ensino à distância e contará com recursos didáticos elaborados cuidadosamente para abordar a temática em questão. Os seguintes tópicos serão abordados:

Ministrado pelo Insper

Módulo 1 (6h 20min)

• Visão Geral da Inteligência Artificial (1h 20min);
  • O potencial da IA para a geração de conhecimento e os desafios na agenda de produtividade (1h 40min);
  • IA Generativa – discussão de cases, com impactos e limitações (1h 20min);
  • Performance e Saúde Organizacional ao longo da agenda de incorporação da IA Generativa (1h);
  • IA responsável (1h).

Ministrado pela AWS
Adicionalmente a formação inicial, serão disponibilizados outros módulos que também poderão ser feitos gratuitamente, a saber:

Módulo 2: Introdução à nuvem e serviços AWS (4h)

• Computação em Nuvem;
  • Benefícios;
  • Visão geral dos serviços AWS;
  • Armazenamento;
  • Bases de Dados;
  • Redes;
  • Informações Gerais de Segurança e Conformidade.

Módulo 3: AWS Cloud Practitioner Essentials (6h)

• Infraestrutura global de nuvem;
  • Serviços AWS e casos de uso comum;
  • Arquitetura da Nuvem AWS;
  • Segurança e Conformidade;
  • Faturamento, Gerenciamento de Contas;
  • Proposta de Valor na Nuvem;
  • Implantação de Serviços na Nuvem.

Módulo 4: Bootcamp de IA Generativa (6h)

• Diferencie-se no mercado de trabalho de tecnologia com soluções e ferramentas de IA generativa da AWS.

Esse curso tem o objetivo de apoiar o participante a se aprofundar nas potencialidades das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa da Amazon Web Services, aqui você encontrará um caminho estruturado para aprimorar suas habilidades. O projeto incentiva o participante a descobrir as origens e os princípios básicos da Inteligência Artificial Generativa e explore as ferramentas avançadas de IA da AWS e ao final forneceremos certificado de participação para os participantes.

O conteúdo aqui apresentado teve as informações obtidas por meio do site oficial do Insper e Insper Educação Executiva a autoria do conteúdo pertence a Leandro Steiw e Damaris Rota. A Inside apenas republicou parte do conteúdo como forma de promovê-lo. Para realizar a leitura na íntegra, acesse a matéria original no site do Insper clicando aqui.

Para conhecer melhor o Insper e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link. Para saber mais sobre grandes e renomadas universidades privadas brasileiras, continue acompanhando o nosso site insideuniversity.com.br.