Campus do Inteli. Foto: Inteli – Site oficial

O Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança) anunciou no edital do seu vestibular o lançamento de um novo modelo de avaliação da primeira fase. Segundo o Inteli, o novo modelo foi baseado em processos seletivos de prestigiadas universidades norte-americanas

Segundo o professor Jordan Piva, um dos principais objetivos por trás da implementação desse novo modelo é “tratar cada aluno de forma diferenciada de forma com que cada um consiga adaptar seus conhecimentos ao processo seletivo”. Ainda segundo Piva, foi observado um constante sofrimento e ansiedade dos alunos conforme as datas do processo seletivo se aproximavam e esse novo modelo visa mitigar esses problemas ao proporcionar uma experiência única e individualizada de acordo com os conhecimentos apresentados por cada aluno durante a resolução das questões do vestibular.

O modelo adaptativo irá avaliar o candidato em tempo real, enquanto responde as perguntas do vestibular. Se o candidato estiver indo bem, o sistema irá fornecer questões mais difíceis e se o candidato estiver indo mal, serão oferecidas questões mais fáceis visando explorar e entender qual a barreira de conhecimento do aluno.

Imagem divulgada pelo Inteli no Aulão sobre o Processo Seletivo 2024 no YouTube.

O aluno começará a primeira fase recebendo um bloco inicial de 8 questões básicas comuns a todos os candidatos, cuja intenção é verificar se o candidato estaria apto a ingressar em um curso superior de computação. As questões desse primeiro bloco envolvem aritmética, álgebra, geometria e questões de matemática básica. De acordo com o conhecimento demonstrado no primeiro bloco, o candidato poderá ser direcionado para um segundo bloco, contendo 6 questões mais fáceis ou mais difíceis. Esse direcionamento irá ocorrer durante 3 momentos e, em todos eles, serão cobrados os mesmos assuntos em diferentes níveis de dificuldade.

Imagem divulgada pelo Inteli no Aulão sobre o Processo Seletivo 2024 no YouTube.

Segundo o Inteli, a intenção é que o processo não prejudique os candidatos, mas sim que haja única e exclusivamente a avaliação da fronteira do conhecimento de cada aluno.

“Montar esse estilo de prova deu muito trabalho e é muito mais difícil do que uma prova estática. Para vocês entenderem o impacto que isso possui na correção da prova, no modelo estático antigo de 20 questões, havia 21 notas diferentes, podendo o candidato acertar de 0 a 20 questões. Esse novo modelo que estamos propondo terá 1522 notas diferentes.”

Fala do professor Jordan Piva, no “Aulão Processo Seletivo 2024” do Inteli no YouTube.

A primeira fase do Processo Seletivo 2024 do Inteli ocorrerá neste domingo, dia 22 de outubro. A Inside University deseja a todos os candidatos um ótimo vestibular!

______________________________________

O conteúdo aqui apresentado é de autoria da Inside University e as informações foram obtidas por canais oficiais do Inteli. Para mais informações, recomendamos entrar em contato diretamente com a instituição. Em caso de uso parcial ou integral do conteúdo, favor dar os créditos ao nosso site insideuniversity.com.br.

Trending