A Fundação Getulio Vargas é a única representante da América Latina na aliança internacional de escolas de negócios de destaque

Alunos do Mestrado da FGV. Imagem: Assessoria de Imprensa FGV.

Oito alunos de três programas de Mestrado Profissional da Escola de Administração de São Paulo (FGV EAESP) participaram de uma imersão global sobre sustentabilidade e ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) na China. O evento, organizado pelo The Council on Business & Society (CoBS) em parceria com a Universidade de Fudan, em Xangai, proporcionou uma experiência intensa de aprendizado, cultura e práticas empresariais responsáveis.

Aulas e Experiência Prática

Durante a imersão em Xangai, os alunos participaram de uma semana repleta de aulas e atividades. Entre os temas abordados estavam “Economia Chinesa: Perspectivas de Crescimento Sustentável”, “Investimento Sustentável e Responsável: China e Além”, “Insights de Consumo e Práticas de Marketing em Consumo Ético”, e “E-commerce na China”. Ao final da semana, os alunos apresentaram projetos em grupo relacionados a práticas de ESG e ao cenário empresarial chinês.

Yasmin Riveli, aluna do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP), fez parte do grupo vencedor da competição proposta durante o evento. “Fomos desafiados a desenvolver estratégias para alavancar empresas com forte presença na China. Meu grupo focou na expansão da Tencent no segmento cultural, com foco em parcerias e produção de conteúdo pautado por diversidade e equidade de gênero. Ter conquistado o primeiro lugar foi uma honra e me trouxe ainda mais confiança para seguir na área de negócios responsáveis”, celebrou Yasmin.

Além das aulas, a imersão proporcionou uma rica experiência cultural para os participantes. Anna Curatella, aluna do Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI), destacou o valor dessa troca de conhecimento e vivência. “Estudar em uma universidade chinesa, ao lado de colegas de diversas partes do mundo, ampliou minha visão sobre cooperação internacional em sustentabilidade. Além das aulas, tivemos a oportunidade de experimentar a cultura local, desde a gastronomia até aulas de Tai Chi e medicina tradicional chinesa. Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora”, comentou Anna.

Alexandre Del Pino, aluno do Mestrado Profissional em Administração (MPA), destaca que a experiência começou antes mesmo da viagem à China. “Participamos de duas etapas preparatórias: uma semana de aulas online e um simulador de atividades, que incluía competições entre grupos. Essas fases foram essenciais para maximizar nosso aprendizado durante a imersão. Em Xangai, visitamos empresas como a Lenovo e a Trip, o que nos ajudou a entender como a teoria se aplica na prática. A hospitalidade da equipe da Universidade de Fudan foi incrível e nos ajudou a nos integrar e aproveitar ao máximo a experiência”, relatou Alexandre. 

Impacto Global

O programa do CoBS e a parceria com a Universidade de Fudan proporcionaram aos alunos da FGV uma visão única das práticas empresariais responsáveis na China, além de uma valiosa experiência multicultural. Ao integrar teoria, prática e imersão cultural, o evento reafirma o compromisso da FGV em formar líderes preparados para enfrentar os desafios globais com responsabilidade e inovação.

_____________________________________

Para conhecer melhor a FGV e sua história, acesse a página da instituição aqui na Inside University clicando neste link.

______________________________________

O conteúdo aqui apresentado teve as informações obtidas por meio da assessoria de imprensa da FGVPara mais informações, recomendamos entrar em contato diretamente com a instituiçãoPara saber mais sobre grandes e renomadas universidades privadas brasileiras, acompanhe o nosso site insideuniversity.com.br.

Trending