O curso de Direito é uma das opções mais tradicionais e prestigiadas no ensino superior brasileiro, atraindo milhares de estudantes todos os anos. Historicamente, é um dos cursos mais procurados por vestibulandos, conforme o último censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ficando em 2º lugar, atrás apenas de Pedagogia.

Devido a essa alta demanda, a maioria das instituições de ensino superior privadas brasileiras oferece graduação nessa área. No entanto, a mensalidade de um curso de Direito pode variar amplamente. Em faculdades localizadas no interior ou oferecidas na modalidade EaD, o valor costuma ser mais acessível, geralmente não ultrapassando os 2 mil reais. Por outro lado, nas maiores e mais renomadas universidades privadas do Brasil, os custos são significativamente mais altos, refletindo a excelência acadêmica e a infraestrutura de ponta que elas oferecem.

5º LUGAR – FGV – RJ

FGV Rio. Imagem: FGV/Divulgação

A mensalidade do curso de Direito na FGV Rio em 2024 é de R$5.960,00 por mês.
Os valores foram obtidos por meio do site da FGV.

4º LUGAR – ESPM – SP

ESPM São Paulo. Imagem: ESPM/Divulgação

A mensalidade do curso de Direito na ESPM São Paulo em 2024 é de R$6.057,00 por mês.
Os valores foram obtidos por meio do site da ESPM.

3º LUGAR – Faculdade Belavista – SP

Faculdade Belavista. Imagem: Belavista/Divulgação

A mensalidade do curso de Direito na Faculdade Belavista em São Paulo em 2024 é de R$7.200,00 por mês.
Os valores foram obtidos por meio do edital do Vestibular Belavista.

2º LUGAR – Insper – SP

Campus do Insper em São Paulo (Prédio 2). Imagem: Insper/Divulgação

A mensalidade do curso de Direito no Insper em São Paulo em 2024 é de R$7.300,00 por mês.
Os valores foram obtidos por meio do site do Insper.

1º LUGAR – FGV – SP

A mensalidade do curso de Direito na FGV em São Paulo em 2024 é de R$7.596,90 por mês.
Os valores foram obtidos por meio do site da FGV.

E aí?! Achou os valores muito altos? Lembre-se que cada uma das faculdades acima possui muitas peculiaridades e vantagens que podem justificar o alto valor das mensalidades, como infraestrutura, corpo docente qualificado, investimento em inovação, networking, parcerias internacionais e reconhecimento do mercado. Além disso, parte das instituições acima possuem grandes e renomados Programas de Bolsas, os quais oferecem bolsas de estudo integral e parcial, além de auxílios (moradia, alimentação, notebook, inglês, mentoria).

Ressaltamos também que as posições de acordo com as mensalidades cobradas não refletem, necessariamente, a qualidade e credibilidade das instituições.

________________________________________________

O conteúdo aqui apresentado é de autoria da Inside University. Em caso de uso do conteúdo, favor dar os créditos ao nosso site insideuniversity.com.br.

Trending